Temporada de Animes de Verão de 2017

12:15

A chegada de outubro marca o fim da temporada de verão de anime, e chegou a hora de dizer adeus a muitas séries boas e a outras... menos boas.

Antes de começar, quero dizer que isto é apenas a minha opinião. Se vocês gostaram de algo que eu não gostei, fico feliz por vocês e gostava que esse tivesse sido o caso comigo!

Anyway, sem mais demoras...






BALLROOM E YOUKOSO


Ballroom e Youkoso é sobre dança de salão. Tatara é um rapaz que descobre a sua paixão por dança de salão e a história desenvolve-se a partir aí. Anime de desporto competitivo, dá para perceber o que vai acontecer: competição, drama e possivelmente romance.

Vou ser sincera, comecei a ver Ballroom porque precisava (e ainda preciso, tbh) de um anime "tipo Yuri!!! on Ice". Com isso quero dizer que queria algo com um desporto considerado mais "feminino", algo que seja mais artístico do que, por exemplo, natação.

Todavia, as duas séries são muito diferentes. Ballroom e Youkoso é único, e rapidamente me apercebi que não devia fazer comparações. Primeiro de tudo, os desportos são muito diferentes um do outro, as únicas coisas que têm em comum é que são muito  a r t i s t i c  e competitivos. Segundo, os personagens são individuais, têm todos uma personalidade que lhes torna diferentes, e muito diferentes dos personagens de Yuri!!! on Ice, começando pelas idades e pela maneira em que se relacionam.

No início, achei o estilo de arte muito estranho. Os pescoços são todos muito compridos e, por vezes, achava as personagens feias. Ao longo dos episódios fui me habituando e aprendi a gostar.

Demorei um tempo a estar completamente imersa na história. Um rapaz que descobre a sua paixão por dança do nada e agora quer competir... Hm... Não me cativava muito. No entanto, a medida como ela foi se desenvolvendo agarrou-me e eu comecei a gostar bastante da série!

Sei que já falei nas personagens, mas tenho de mencionar isto aqui: até agora, a Mako é a best girl. Ninguém me vai fazer mudar de ideias, pelo menos por agora, porque a Shizuki de certeza não é. Recentemente apareceu uma outra rapariga na série, mas só no episódio 12, penso eu, portanto não a conheço bem ainda. Talvez dê updates na minha opinião quando fizer um post desse versão outono, como um bónus, porque não posso dar certezas absolutas quanto ao que eu acho até a série estar concluída!


Por agora, digo apenas que recomendo que dêm todos uma chance a Ballroom e Youkoso e que ainda estão a tempo de se juntar ao comboio enquanto ainda não chegou ao seu destino!






DIVE!!


Dive!! é sobre uma equipa de mergulho que precisa de levar um dos seus atletas às Olimpíadas de Tóquio. Se isso não acontecer, o clube fechará.

Mesmo que me custe um pouco dizer isto, Dive!! foi apenas... medíocre. Não estava investida na competição, os personagens não eram do meu gosto, o estilo em que os personagens são desenhados era por vezes feio (tipo os olhos)...

Senti que eles tentaram que o Yoichi fosse um personagem que é meio rude e estúpido por vezes, mas daqueles assholes que toda a gente gosta. Para mim, isso não funcionou. Não posso dizer que não gosto dele, mas também não posso dizer que gosto.


O Tomo também não me cativou nada. Ele é "especial" e "diferente" só porque sim. Ele tem "olhos de diamante", muito diferentão, ai.


O drama pareceu-me muito forçado e demasiado óbvio, estava mesmo a ver que ia acontecer uma coisa daquele género mais cedo ou mais tarde.

A competição em si não me satisfez. Aconteceu tudo demasiado depressa e tenho a certeza que o facto de essa ser a minha introdução ao desporto não ajuda nada, mas já vi outros animes sobre desporto sem saber quase nada e acabei por gostar na mesma. (por exemplo, Haikyuu, que gostei muito mesmo odiando vólei)

Houve cenas que eu gostei e que eu ri, mas o que eu não gostei supera o que eu gostei. Foi meh. Sinceramente, não recomendo Dive!! a não ser que estejam mesmo muito interessados em mergulho.






GAMERS!


Gamers! é sobre... gamers. Wow, que novidade.

É sobre um rapaz chamado Amano e as outras quatro personagens principais: Tendou, Chiaki, Aguri e Uehara. Eles tornam-se amigos porque têm uma coisa em comum: gaming! É basicamente isso.

Se eu tivesse de descrever Gamers! na frase mais simples possível, seria "Cheio de mal-entendidos". As personagens são todas tão constrangedoras e arranjam sempre maneira de explicar e perceber tudo ao contrário! Não digo isso como insulto, porque foi muito interessante ver o desenrolar das coisas. Não está nada resolvido ainda, portanto de certeza vai haver uma segunda temporada mais cedo ou mais tarde.

Gostei muito de todas as personagens. Acho que a minha favorita é a Aguri, pois na minha opinião ela é a mais fofa e pode parecer meio burra, mas ela é astuta e, no fundo, uma ótima pessoa. O Amano é o típico nerd gamer que, por alguma razão, as raparigas têm a tendência de gostar. Tendou é a rapariga popular que, por alguma razão, gosta do Amano. Achei-a divertida. Uehara é aquele rapaz que parece delinquente até o conhecermos, que na verdade é uma pessoa genuinamente simpática e que se importa da sua maneira. A Chiaki é uma nerd (same).

Aguri!

Se me perguntassem a minha "team" antes de eu ver o episódio 11, eu diria que é a Team Chiaki, mas agora nem tenho a certeza. Acho que passei a gostar mais da Tendou nesses episódios, portanto elas provavelmente estão ao mesmo nível na minha opinião.

Achei a OP muito criativa e a soundtrack e animação no geral foram do meu agrado!

A história é mais daquele tipo de histórias que não é preciso pensar muito. Recomendo para quem estiver à procura de algo para ver sem ter de pensar demasiado e apenas se divertir por alguns minutos.

Uma coisa que não gostei nada no episódio 12 foi o fan service. Gosto de fan service em moderação, mas este pareceu-me exagerado. Também achei que o episódio 11 seria uma melhor conclusão ao anime do que o episódio final, mas não me importei muito com isso porque gosto de episódios em que os personagens relaxam, mais tipo slice of life.





KAKEGURUI


Kakegurui: o anime edgy da temporada, sobre gamblers compulsivos! Eles apostam tudo o que têm e o que não têm (tipo vida).

Passa-se numa escola (claro que tinha de se passar numa escola, né) em que tudo é decidido com apostas. O Conselho dos Estudantes é que manda naquela porcaria toda, é como se não existissem adultos responsáveis que pensem "okay, isto está a ficar demasiado descontrolado".

Com isto dito, pode parecer que eu odiei Kakegurui, mas na verdade é o contrário. Gostei bastante, embora saiba que a história tem defeitos.

A soundtrack foi muito boa. A OP e a sua animação deixaram-me maravilhada, é uma OP perfeita para esse tipo de anime e adorei o estilo. A animação em geral também me deixou surpreendida, pois Kakegurui foi feito pelo mesmo estúdio que fez Yuri!!! On Ice, estúdio MAPPA, e mesmo que YOI seja uma das minhas séries favoritas, todos sabemos que a animação não era consistente. Na minha opinião, esse não foi o caso com a animação de Kakegurui. Gostei muito do estilo em que as personagens são desenhadas e das tonalidades mais escuras (porque é edgy).

Os personagens são todos pessoas horríveis e/ou meio malucas, com algumas exceções, como por exemplo o Suzui, que é um dos mais "normais". É difícil gostar deles como pessoas, mas gosto da maior parte deles como personagens. Não tenho nenhuma personagem favorita, pois não me apeguei assim tanto à série.

O final foi... um final. Logo quando acabei de ver, apercebi-me que tinha sido demasiado "e viveram todos felizes para sempre" e pensei que era um tease para futuras temporadas. Depois, fui ler os fóruns e vi que tinha sido um final original e que provavelmente este é o fim. Não foi uma conclusão satisfatória, e acho que não combinou com o estilo de série que estava a ser até ao último episódio.

Com isto tudo dito, não me arrependo de ter visto, porque manteve-me sempre entretida, mas também não vai ser daquelas séries que vai me seguir para a vida.





KOI TO USO


Koi to Uso é sobre uma sociedade em que, quando os jovens fazem 16 anos, é lhes atribuído um parceiro para se casarem. Acho que conseguem adivinhar o resto: amor proibido.

Yukari é um rapaz que gosta de uma colega sua, chamada Misaki (ou Takasaki), mas ele tem de se casar com a Lilina, que é a rapariga que escolheram para ele.

Lilina, aka Best Girl

Achei a animação e as cores mais softs muito bonitas, e o estilo em que as personagens são desenhadas (particularmente os olhos muito grandes) tornou-se também muito agradável depois de me habituar.

Os personagens faziam-me gritar em frustração muitas vezes, mas mesmo assim entreteram-me bastante ao longo dos episódios. A história em si fazia-me ficar frustrada, principalmente quando havia coisas demasiado oportunas (como por exemplo, personagens caírem em cima umas das outras nas alturas "certas"), mas achei que o resto estava a correr bem.

Isto é, até ao episódio final, em que tudo foi por água abaixo. Sinceramente, não era nada o que eu estava à espera, e não digo isso no bom sentido. Pareceu-me demasiado forçado e não combinou com o estilo da história até então, na minha opinião.

Deu para ver que é daqueles finais feitos especialmente para o anime, pois o mangá ainda está a ser publicado. Se eu estivesse mais um pouco interessada na história, até que lia o mangá para ver como tudo vai acabar, mas Koi to Uso não foi daquelas histórias que me prendeu ao ecrã e, por isso, não estou muito curiosa.






TSUREZURE CHILDREN

Tsurezure Children é um pouco difícil de explicar sem soar lamechas. (é um pouco lamechas, okay) É sobre l'amour entre adolescentes. Existem vários casais. Alguns deles ficam juntos, outros não, e todos são diferentes e interessantes.

Na minha opinião, este é um daqueles animes bons para assistir quando é preciso uma coisa mais leve e fácil de entender. Talvez precisem de uma distração rápida da vida, ou talvez tenham acabado de ver algo pesadão e épico e precisem de algo light para sentirem que ainda têm alma.

Os episódios têm apenas 12 minutos, contando com a música do início (que entrou na minha cabeça e custou a sair), e são constituídos por segmentos que se focam num casal de cada vez. Cada segmento tem no máximo cinco minutos, mas em média tem uns três minutos.

A animação é "normal", não é nada de outro mundo, mas também não é feia. Achei o estilo em que as personagens são desenhadas muito agradável e gostei das cores.

O meu casal favorito é Chiaki x Kana, o casal de melhores amigos. Adoro a química deles, é constrangedor naquele sentido de eles não terem a menor ideia do que estão a fazer, mas ao mesmo tempo eles entendem-se muito bem!


Também gostei muito do Sugawara e da Takano, eles são os meus bebés tímidos e se fosse preciso, usar-me-ia como escudo para os proteger dos males da vida.


Em suma, recomendo Tsurezure Children para quem quiser algo que aqueça a alma e os distraia por um bocado. O final foi um pouco abrupto, mas tenho a certeza que mais cedo ou mais tarde teremos uma segunda temporada. Gostei muito!




Estes foram todos os animes que vi desta temporada! Wow, não foram tantos quanto eu pensava...

Comecei a ver Made In Abyss (e tenho todas as intenções de continuar), mas não acabei a tempo e provavelmente vou demorar umas semanas até acabar, porque a temporada de outono já começou e essa vai ser a minha prioridade. Oops.

Espero que tenham gostado do post, I guess. Toodles!

- Mari.


You Might Also Like

0 comentários